≡ Menu

Como montar uma equipe de vendas

O maior valor que um negócio pode ter é uma equipe bem estruturada. A equipe de vendas deve ser os primeiros compradores de um bem da empresa. Se os próprios vendedores não confiarem na qualidade do produto/serviço vendido, dificilmente conseguirá bons argumentos para realizar uma venda.

Montar apenas uma equipe de vendas não é difícil, mas, montar uma equipe de vendas de sucesso, vai muito além de uma boa contratação, é necessário acompanhar essa equipe, organizando, treinando e motivando-os continuamente. É o que veremos abaixo!

equipe de vendas

Analisar o perfil do candidato à empresa

Antes de tudo é preciso que a empresa decida qual o perfil mais aceitável que está procurando (idade, sexo, entre outros). Porém, independente do que é aceitável para a organização, um vendedor precisa ter características, como, perseverança, ter bom caráter, ser automotivado, falar bem e acima de tudo, ter espírito de equipe. Pessoas que não tem espírito de equipe, dificilmente vestem a camisa da empresa, pois, trabalham pensando em si mesmo.

Embora, não seja possível conhecer um colaborador em tão pouco tempo, na entrevista é possível traçar boa parte do seu perfil.  Na hora da entrevista, anote todas as características perceptíveis e comentários relevantes que podem influenciar futuramente na equipe. Guarde essas anotações para comparar com outros concorrentes à vaga e fazer a melhor seleção possível.

Atribuir a cada um sua tarefa

Depois de contratada a equipe é necessário atribuir a cada um sua tarefa, definindo suas responsabilidades, metas e resultados a serem atingidos, ou seja, deixar claro onde a empresa quer chegar e como todos trabalharão para que a visão de futuro da empresa se concretize. Embora cada um possa ter sua função, uma equipe precisa pensar e trabalhar junto, ajudando uns aos outros, sem isso, não é possível alcançar a excelência.

equipee

Manter a equipe de vendas bem treinada

Para ensinar é preciso aprender primeiro, por isso, antes de propor treinamento para os funcionários, o líder deve se qualificar. Para a realização de bons negócios, os vendedores precisam dominar o produto/serviço que estão vendendo. Por isso, a importância do treinamento, que não deverá focar apenas no produto/serviço, mas, abordar assuntos que ensinam a quebrar objeções, relacionamento com o cliente e concorrentes.

Não é nem preciso investir em treinamentos terceirizados, programas internos proporcionam um feedback excelente dos colaboradores. Porém, a reciclagem do vendedor precisa acontecer sempre, com reuniões periódicas, para que os mesmos estejam sempre atualizados no mercado que atuam, lembrando sempre, que o próprio cliente/prospector é a principal fonte de informação para a empresa.

O Sebrae, por exemplo, disponibiliza em seu site, gratuitamente, um curso chamado Como Vender Mais e Melhor. É um treinamento completo para um vendedor ser bem sucedido. Este curso pode ser feito pelo empreendedor, que poderá fazer o download completo ao final do curso e treinar sua equipe.

- Material de apoio

O vendedor precisa ter como auxílio, um material de apoio para que possa consultar sempre que houver dúvidas e criar argumentos eficazes. A empresa, pode criar uma proposta comercial, que além de valores, deve conter as vantagens e características do produto/serviço.

Manter os funcionários motivados

Obviamente que um bom salário é o principal chamariz para um colaborador. Mas, nem todos pensam assim. Uma das principais causas da desmotivação de um funcionário é a falta de reconhecimento. Os verdadeiros profissionais querem participar do crescimento da empresa, precisam sentir que são importantes onde trabalham, que a empresa precisa dele(a), portanto, o incentivo não deve ficar restrito a bonificações financeiras. Um elogio, por exemplo, pode superar expectativas.

Comissões são muito importantes, mas, quando a empresa oferece apenas a comissão, não garante a motivação do funcionário, pois, a maioria espera um salário base para garantir uma estabilidade mínima.

Imagens: Reprodução/Internet

{ 0 comments… add one }

Leave a Comment